Total de visualizações de página

sábado, 16 de janeiro de 2010

Folheando a Revista ICOMI NOTÍCIAS, Ano 1, edição Nº 9, de Setembro de 1964, achei a história original do Canário Milionário , intitulada "  O SANTANA E SUAS GLÓRIAS"",  que segue, na íntegra, abaixo:
" " Fundado em 25 de setembro de 1955, no antigo alojamento intermediário , hoje depósito de móveis , pelos seguintes desportistas: Jaime Cerqueira, Manoel Cesário , Walter da Rocha Leal, Oswaldo Ildefonso dos Santos , Carlos Alberto Lavareda , José Nicolau Oliveira , Raimundo Gemaque de Jesus , José Gomes de Oliveira , Expedito Vasconcelos e Arlindo Pereira , com o nome de ICOMI ESPORTE CLUBE , disputou seu primeiro jogo de futebol contra o América Futebol Clube , da Federação Amapaense de Desportos , logrando um empate de 0 x 0.
     Camisa branca  , com faixa diagonal azul , cruz de malta no peito , calções brancos e meia preta com cano azul e branco , foi o seu primeiro uniforme.
     Após os primeiros jogos , os fundadores resolveram mudar o nome do clube para SANTANA ESPORTE CLUBE , passando a sua camisa a ser toda amarela com gola verde . Os meses restantes de 1955 e todo o ano de 1956 os sócios fundadores foram os seus dirigentes.
     Em princípios de 1957  , em vista dos sucessos esportivos , e sentindo a necessidade de integrar-se ao esporte do Amapá , o SEC filiou-se à Federação Amapaense de Desportos. Antes, porém, foram organizados seus estatutos , e eleita a primeira diretoria. Data daí o seu terceiro uniforme , que vigora até os dias de hoje, com as seguintes cores: amarelo, preto, vermelho e branco.
     O primeiro presidente do SEC foi Jesus Ferreira Jomar , seguindo-se: José Bonifácio de Assunção Nunes , Hélcio Rodrigues Quintana, Antonio Trevisani , Milton Marinho Barcelos , Michel Abraão  e novamente Antonio Trevisani. No ano em que se filiou à FAD , disputou o campeonato da segunda divisão , sagrando-se campeão amapaense". 



Depois dessa linda história de nosso querido Santana Esporte Clube, só nos resta complementar com os títulos de campeão amapaense de futebol, que por 7 vezes deu alegrias ao torcedor santanense, nos anos de 1960, 1961, 1962, 1965, 1968, 1972 e 1985.
Nosso passado é de glórias. Esperamos que os atletas do presente e do futuro honrem esta camisa, que representa muito mais que as cores amarelo e preto.
Avante Santana!! 

8 comentários:

  1. MUITO BONITA A HISTÓRIA DO NOSSO SANTANA ESPORTE CLUBE. VENHO, ATRAVÉS DESSE BLOG, CONVOCAR TODOS AQUELES QUE VERDADEIRAMENTE TORCEM PLEO SANTANA ESPORTE CLUBE, PARA QUE FAÇAM COMENTÁRIOS AQUI NO BLOG; ISSO VAI FORTALECER NOSSAS RELAÇÕES DE AMIZADE, SENDO TAMBÉM UMA MANEIRA DE CADA EXPRESSAR OS SEUS SENTIMENTOS PELO CANÁRIO MILIONÁRIO.
    ABRAÇOS A TODOS.
    SAUDAÇÕES SANTANENSE.
    ADEMIR DUARTE.
    ademircontador@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Ademir. O interessante é observar, e pelo que já constatei, que apenas eu e você (com exceção do Ronaldo que comentou o último tópico e o Aristeu, é claro!);temos postado mensagens neste blog. E o mais interessante ainda é que se trata de dois torcedores que atualmente não estão residindo no estado do Amapá (Você no Rio de Janeiro e eu em João Pessoa-PB). Esse clube que tem uma história fantástica, e que enche de orgulho o esporte amapaense, precisa construir essa rede de amizade entre os torcedores e penso que este blog é o lugar para isso. Tenho muito orgulho de torcer pelo canário milionário do porto de santana. Apenas de falar nesse nome já sinto uma emoção imensa. Vamos trabalhar unidos para fazer do SEC um grande clube não apenas para quem já sabe disso, pela sua história pretérita, mas por tudo o que podemos construir a partir de agora.
    Saudações santanenses e rubroaureonegras.
    Daniel Freitas.

    ResponderExcluir
  3. Sou Marco Sousa filho do Vicente é muito bom poder ler esta informações e com certeza os Santananse deveriam começar em pensar em montar um site com fotos e historia deste glorioso passado do grande SANTANA ESPORTE CLUBE e os dirigente realmente fazer as coisas com apoios de todos santananse e não so aparecer na hora que esta ganhando senão acaba no esquecimento novamente.
    Por exemplo onde estão os antigos trofeis, fotos as pessoas que realmente gostam e torcem pelo santana deveriam rever e devolver o que retiraram do clube isso ja seria o recomeço também.
    Os que tem revista da ICOMI com noticias fotos que poderiam ser colocados no site com isso buscariamos a memoria e sem duvida nenhuma iriam aparecer outros amigos que cresceram e amam SANTANA ESPORTE CLUBE E NA SERRA DO NAVIO O MANGANÊS ESPORTE CLUBE ISSO SIM SERIA RESGATAR A ESTORIA DE UM POVO QUE SEM DUVIDA NENHUMA ERA DE MUITA FELICIDADE.
    VAMOS BUSCAR JUNTOS ISSO
    E-MAIL:marco.sousa@anloferrous.com.br

    ResponderExcluir
  4. Marco Sousa - meu email para contato é marcorodrisousa@bol.com.br ou da empresa marco.sousa@angloferrous.com.br, Vamos buscar todos juntos a estoria de Santana SEC) e Serra do Navio (MEC) para nossos filhos, netos ....
    Sei que hoje todos buscam mostrar imagem para interesses o mundo gira em torno disso dificíl você buscar coisas desse tipo por amor mais vamos tentar unir os dois e junto maios realmente com a intenção de rever esta estoria das glorias do passado.

    ResponderExcluir
  5. DANIEL E MARCO, VAMOS VER SE CONSEGUIMOS TRAZER A TORCIDA SANTANENSE PARA O BLOG. INFELIZMENTE EU E O DANIEL NÃO ESTAMOS NO AMAPÁ PARA TERTARMOS ISSO, MAS SE POR ACASO ALGUÉM ME DER ENDEREÇO RESIDENCIAL OU E-MAIL DE VÁRIAS PESSOAS, NÃO ME INCOMODO DE MANDAR CARTAS OU MENSAGENS FAZENDO ESSA CONVOCAÇÃO. PRECISAMOS MANTER A CHAMA VIVA.
    ABRAÇOS A TODOS.
    SAUDAÇÕES SANTANENSE.
    ADEMIR DUARTE.
    ademircontador@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acredito, Ademir, que nosso clamor foi atendido. Bem-vindo Marco Sousa e é um imenso prazer compartilhar esse blog com você. Se você possui outros amigos e torcedores do SEC incentive-o(s) para que haja colaboração com as suas sugestões. Embora não esteja morando no Amapá, farei como o Ademir. Coloco-me à disposição para apoiar e incentivar outros que, como você Marco,possuam a iniciativa de expor sua sugestões para fazer do SEC uma grande instituição e que seja permanentemente autosustentável.
    Saudações aureorubronegras.
    Daniel Freitas.
    danifeimi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. BELO TIME, SOU NETO DO MILTON MARINHO BARCELLOS E TENHO MUITAS FOTOS DA ÉPOCA QUE ELE DIRIGIA O CLUBE SEGUE MEU CONTATO RBARCELLOSJR@GMAIL.COM.BR

    ResponderExcluir