Total de visualizações de página

sábado, 16 de janeiro de 2010

Folheando a Revista ICOMI NOTÍCIAS, Ano 1, edição Nº 9, de Setembro de 1964, achei a história original do Canário Milionário , intitulada "  O SANTANA E SUAS GLÓRIAS"",  que segue, na íntegra, abaixo:
" " Fundado em 25 de setembro de 1955, no antigo alojamento intermediário , hoje depósito de móveis , pelos seguintes desportistas: Jaime Cerqueira, Manoel Cesário , Walter da Rocha Leal, Oswaldo Ildefonso dos Santos , Carlos Alberto Lavareda , José Nicolau Oliveira , Raimundo Gemaque de Jesus , José Gomes de Oliveira , Expedito Vasconcelos e Arlindo Pereira , com o nome de ICOMI ESPORTE CLUBE , disputou seu primeiro jogo de futebol contra o América Futebol Clube , da Federação Amapaense de Desportos , logrando um empate de 0 x 0.
     Camisa branca  , com faixa diagonal azul , cruz de malta no peito , calções brancos e meia preta com cano azul e branco , foi o seu primeiro uniforme.
     Após os primeiros jogos , os fundadores resolveram mudar o nome do clube para SANTANA ESPORTE CLUBE , passando a sua camisa a ser toda amarela com gola verde . Os meses restantes de 1955 e todo o ano de 1956 os sócios fundadores foram os seus dirigentes.
     Em princípios de 1957  , em vista dos sucessos esportivos , e sentindo a necessidade de integrar-se ao esporte do Amapá , o SEC filiou-se à Federação Amapaense de Desportos. Antes, porém, foram organizados seus estatutos , e eleita a primeira diretoria. Data daí o seu terceiro uniforme , que vigora até os dias de hoje, com as seguintes cores: amarelo, preto, vermelho e branco.
     O primeiro presidente do SEC foi Jesus Ferreira Jomar , seguindo-se: José Bonifácio de Assunção Nunes , Hélcio Rodrigues Quintana, Antonio Trevisani , Milton Marinho Barcelos , Michel Abraão  e novamente Antonio Trevisani. No ano em que se filiou à FAD , disputou o campeonato da segunda divisão , sagrando-se campeão amapaense". 



Depois dessa linda história de nosso querido Santana Esporte Clube, só nos resta complementar com os títulos de campeão amapaense de futebol, que por 7 vezes deu alegrias ao torcedor santanense, nos anos de 1960, 1961, 1962, 1965, 1968, 1972 e 1985.
Nosso passado é de glórias. Esperamos que os atletas do presente e do futuro honrem esta camisa, que representa muito mais que as cores amarelo e preto.
Avante Santana!! 

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

DIA INFELIZ PARA O NOSSO FUTEBOL



Os meninos do sub-18 do Santana Esporte Clube  não ofereceram resistência e sofreram uma goleada histórica na Copa São Paulo de Futebol Junior 2010 ao perderem para o Santo André pelo placar de 14 a zero no estádio Italo Limongi, em Indaiatuba (SP), na tarde de sábado, 9 de janeiro, quando o canário se despediu do Grupo G sem marcar um gol.
A goleada do time paulista foi percebida ainda no prmeiro tempo, quando foram marcados sete gols, contra uma fraca defesa do Canário em dia infeliz para o futebol amapaense. Cleiton Soares iniciou aos 15; Givanildo aos 20 e 27; Anderson, aos 33; Danilo Victor, aos 39; Rafael, aos 41 e novamente Anderson, aos 44 minutos.
No intervalo, o técnico Aremildo parecia não aceditar no que estava acontecendo, e tentou numa conversa reservada, estimular os jogadores, mas o time já estava abatido, e no segundo tempo, com 3 jogadores espulsos, e um contundido, e sem poder mais fazer substituição, o Santana não reagiu, e novamente o Santo André partiu com tudo e marcou mais 7 gols na etapa final: Rafael, aos 11; Givanildo, aos 13; Matheus, aos 21; novamente Givanildo, aos 28; Luis Muller, aos 36; Daniel, aos 44 e aos 45 minutos do segundo tempo, Alex encerrou a goleada .
Com a vitória, o Santo André somou 4 pontos, mas não foi suficiente para se classificar. O  Santana encerrou a sua participação sem pontuar na Copinha.
Gerson Fernandes, presidente do canário, em entrevista, comentou: "...a gente não sabia o que estava acontecendo com os jogadores, o treinador falou antes com eles, escalou, mas ninguém marcava e o adversário chutava na cara do goleiro Alexandre do Canário. Não sei se foi o horário, foi corpo mole,não sei , mas eles não conseguiram reeditar a boa atuação diante do Vitória da Bahia...", explicou o presidente, para a TV Rede Brasil.