Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

DIA INFELIZ PARA O NOSSO FUTEBOL



Os meninos do sub-18 do Santana Esporte Clube  não ofereceram resistência e sofreram uma goleada histórica na Copa São Paulo de Futebol Junior 2010 ao perderem para o Santo André pelo placar de 14 a zero no estádio Italo Limongi, em Indaiatuba (SP), na tarde de sábado, 9 de janeiro, quando o canário se despediu do Grupo G sem marcar um gol.
A goleada do time paulista foi percebida ainda no prmeiro tempo, quando foram marcados sete gols, contra uma fraca defesa do Canário em dia infeliz para o futebol amapaense. Cleiton Soares iniciou aos 15; Givanildo aos 20 e 27; Anderson, aos 33; Danilo Victor, aos 39; Rafael, aos 41 e novamente Anderson, aos 44 minutos.
No intervalo, o técnico Aremildo parecia não aceditar no que estava acontecendo, e tentou numa conversa reservada, estimular os jogadores, mas o time já estava abatido, e no segundo tempo, com 3 jogadores espulsos, e um contundido, e sem poder mais fazer substituição, o Santana não reagiu, e novamente o Santo André partiu com tudo e marcou mais 7 gols na etapa final: Rafael, aos 11; Givanildo, aos 13; Matheus, aos 21; novamente Givanildo, aos 28; Luis Muller, aos 36; Daniel, aos 44 e aos 45 minutos do segundo tempo, Alex encerrou a goleada .
Com a vitória, o Santo André somou 4 pontos, mas não foi suficiente para se classificar. O  Santana encerrou a sua participação sem pontuar na Copinha.
Gerson Fernandes, presidente do canário, em entrevista, comentou: "...a gente não sabia o que estava acontecendo com os jogadores, o treinador falou antes com eles, escalou, mas ninguém marcava e o adversário chutava na cara do goleiro Alexandre do Canário. Não sei se foi o horário, foi corpo mole,não sei , mas eles não conseguiram reeditar a boa atuação diante do Vitória da Bahia...", explicou o presidente, para a TV Rede Brasil.



5 comentários:

  1. ESSA ESTRONDOSA GOLEADA FOI LAMENTAVEL PARA O SANTANA, EM PARTICULAR E PARA O FUTEBOL AMAPAENSE, NO GERAL. LEMBRO QUE NO ANO PASSADO, O REPRESENTANTE DO AMAPÁ NA COPA SÃO PAULO DE JUNIOR TAMBÉM LEVOU UMA BAITA GOLEADA. ACHO QUE DEVERIAM REVER OS CONCEITOS DO FUTEBOL AMAPAENSE ANTES DE MANDAREM EQUIPES REPRESENTAR O NOSSO FUTEBOL E ACONTECER O QUE ACONTECEU NO ANO PASSADO E NESTE ANO. SABEMOS QUE AS EQUIPES, FORA DO EIXO NORTE, SÃO MAIS BEM PREPARADAS. MAS NÃO É POR ISSO QUE TEMOS QUE NOS APRESENTAR MAL. DIRETORIA, COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES DO SANTANA, PRECISAM FAZER UMA RETROSPECTIVA E VER QUAIS FORAM OS PONTOS FRACOS QUE NOS LEVARAM A UMA PARTICIPAÇÃO RUIM; ESTOU ME PERGUNTANDO: COMO TOMAR TANTOS GOLS E NÃO FAZER NENHUM?.
    DE QUALQUER FORMA, ACHO QUE TODA EXPERIÊNCIA É VÁLIDA, POIS SEMPRE TIRAMOS ALGUM PROVEITO; AS VEZES UMA DERROTA É O INICIO DE GRANDES VITÓRIAS.
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
    SAUDAÇÕES SANTANENSE.
    ADEMIR DUARTE.
    ademircontador@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. A SEGUIR MOSTRO OS RESULTADOS DOS REPRESENTANTES DO AMAPÁ NA COPA SÃO PAULO DE JUNIOR NOS ANOS DE 2008 E 2009:

    2008:
    XV Piracicaba 2 X 0 YPIRANGA(AP)

    YPIRANGA(AP) 1 X 11 Flamengo (RJ)

    Nacional (AM) 12 X 0 YPIRANGA (AP)

    2009

    Primavera 3 X 0 TREM (AP)

    TREM (AP) 1 X 4 Juventude (RS)

    São Caetano 4 X 2 TREM (AP)

    POR CAUSA DESSES RESULTADOS É QUE EU ACHO QUE DEVERIAM REVER OS CONCEITOS.
    ABRAÇOS A TODOS.
    SAUDAÇÕES SANTANENSE.
    ADEMIR DUARTE.
    ademircontador@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Ademir. Apenas para colaborar com o comentário, falta visão profissional ao futebol amapaense. Repito, o futebol é feito por vários segmentos, incluindo mídia, patrocinadordes, dirigentes, comissão técnica, jogadores e torcedores. Esse caráter sempre paternalista como o amapaense, de uma forma geral, encara as coisas (é sempre o governo federal, estadual ou municipal que tem que "dar" as coisas, e, no caso do SEC, fora a ICOMI quem exerceu a figura desse paizão para todos)precisa mudar - falo como um amapaense nato. Os patrocinadores que não querem contribuir financeiramente com os clubees; a imprensa que além de não pagar pelo direito de acompanhar o futebol amapaesne ainda cobra para isso, a torcida que quer sempre tudo de graça ao invés de comprar; os dirigentes de clube que não se profisionalizam investindo em si mesmos com cursos de gestão empresarial, contabilidade, administração ou , nem mesmo, fazer um estágio num grande clube; a comissão técnica que não prioriza a preparação física mensurada e planejada; os jogadores que não querem fazer o trabalho de preparaçõ física, não se cuidam como atletas, enfim, Ademir, são muitos fatores contribuindo ao mesmo tempo.
    Entendo que é necessário escrever um grande projeto para o futebol amapaense e, em especial, para o nosso querido canário milionário. E penso que precisamos colaborar como torcedor, ou como profissional liberal. Algo precisa ser feito e urgente em favor de um futebol que já revelou grande craques para o Brasil e o mundo mas que, se não encarar de forma profissional o futebol, ficará fadado a essas lamentáveis campanhas.
    Valeu como experiência, ainda que bastante dolorosa.
    Saudações rubroaureonegras.

    ResponderExcluir
  4. Apenas como ilustração na parte dos jogadores.
    Já participei do campeonato amapaense de futebol pelas categorias de base (joguei pelo Esporte Clube Macapá). Fomos bi-campeões amapaense juvenil em 1991 e 1992. Lembro-me que tínhamos um preparador físico. Ele era peruano (não me recordo o nome agora). Fizemos nestes dois anos duas finais contra o Amapá Clube e a zebra tinha uma equipe fantástica. Somente craques do goleiro ao meia esquerda. Mesmo assim, fomos campeões nesses anos. E tudo porque priorizávamos a preparação física. Ela foi um diferencial nestas decisões.
    Acompanhei pelo rádio na inernet (www.anfutebol.com.br) ao vivo o jogo Primavera e Santana. O locutor, por volta dos 15 minutos do segundo tempo, comentou que o Santana já apresentava sinais de cansaço. Isso demonstra que a equipe não estava bem preparada fisicamente. Soube de treinos do SEC cancelados por conta das chuvas que caem no Amapá nesse período do ano. Quando jogava pelo Macapá , há 20 anos atrás, não nos dávamos ao luxo de não treinar porque estava chovendo.
    Os jogadores não tem força no chute. Não executam bem os fundamentos (passe, cruzamento, etc). Isso não me contarm pude constatar assistindo aos últimos treinamentos do time.
    Não quero crucificar ninguém. Entendo apenas que já está passando o tempo de nos tornarmos profissionais no futebol. E quando isso acontecer, o Santana terá chances até de conquistar a copinha, porque jogadores bons nós temos. Falta organização, planejamento e determinação.
    Espero que sejam extraídas as lições dessa participação do clube na copa São Paulo e que tenhamos muitas glórias para contar a respeito do SEC.
    Saudações rubroaureonegras.

    ResponderExcluir
  5. Isso foi um alerta para os dirigentes do Santana. A Série D começar depois da Copa do Mundo, no entanto a preparação tem que começa desde agora. Com planejamento e organização. Caso contrario, os resultados serão como esses.

    ResponderExcluir